Voltar
-
24/08/2020

“Defensoras e defensores de direitos humanos” é tema da nova edição da Revista Sur

A publicação está disponível on-line e gratuitamente em português, inglês e espanhol.



Lançada nesta segunda-feira (24), a edição número 30 da Revista Sur, publicação internacional editada pela Conectas, traz um dossiê com uma série de artigos sobre o tema “Defensoras e defensores de direitos humanos – raízes, rostos e trajetórias”.

Produzidos em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, os textos escritos por diversas autoras e autores de 15 países, como Brasil, Colômbia, Índia, Síria e África do Sul, refletem os desafios colocados a quem atua na defesa de direitos frente à escalada de violações observadas ao redor do  mundo.

A publicação está disponível on-line e gratuitamente em português, inglês e espanhol.

“Desde o começo, o objetivo da Sur 30 foi olhar para defensoras e defensores a partir uma perspectiva que não aquela baseada em número de mortes, riscos e ameaças, ou através da descrição de espaços democráticos cada vez mais fechados que compõem o dia a dia de defensoras e defensores ao redor do mundo”, esclarecem Maryuri Grisales e Denise Dora, editoras da edição. 

Entre outros temas, os textos se debruçam sobre a longa luta de povos indígenas em defesa de seus territórios, racismo estrutural e alta taxa de letalidade da juventude negra e periférica, direitos LGBTQI+, violência contra mulheres e protagonismo feminino no ativismo contra a repressão.

O dossiê está dividido em dois eixos temáticos que contemplam desde perspectivas individuais e institucionais sobre a atuação em defesa de direitos, passando por novas formas ativismo até o autocuidado psicológico, físico e espiritual, necessário a cada pessoa para a continuidade saudável de seu trabalho.

“Tomando cuidado para não minimizar uma realidade de extrema desigualdade e violência, nem romantizar um trabalho geralmente realizado em condições nas quais a vida de pessoas defensoras está em xeque, nosso desejo foi focar  seus rostos e suas trajetórias, celebrar suas conquistas sem abrir mão de pensar em uma agenda urgente para garantir seu bem-estar e proteção”, concluem.

A revista ainda apresenta uma galeria de imagens que, entre outros aspectos, retratam, de forma poética, questões prementes de direitos humanos, além de vivências pessoais retratadas em projetos artísticos diversos. A própria capa da edição foi confeccionada a partir de fotos de uma colcha de retalhos que representa experiências de defensoras e defensores de direitos humanos pelo mundo.

>>> Leia a edição completa

Sobre a Sur

Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos.

A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Também é distribuída em papel para algumas das principais bibliotecas, universidades, organizações internacionais e centros de cultura ao redor do mundo.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas