A Justiça Federal de São Paulo suspendeu liminarmente na sexta-feira (19) a nomeação de um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para a chefia do órgão, dentro da Secretaria de Governo, responsável pelo relacionamento com organizações da sociedade civil.
A decisão foi uma resposta à Ação Civil Pública da Conectas Direitos Humanos, que questionava a nomeação, realizada em março, de um agente do serviço de inteligência identificado apenas pela matrícula 910004 para o cargo de Coordenador-Geral de Articulação com Organizações da Sociedade Civil. A substituição do número de matrícula no lugar do nome é prática para não divulgar a identidade de agentes da Abin.
O Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil da Secretaria Especial de Articulação Social é responsável por realizar a interlocução com as organizações internacionais e com as organizações da sociedade civil sobre as demandas relacionadas com a Presidência da República.
Em seu despacho, o juiz alega que o sigilo da identidade do servidor, imposta pelo seu cargo como agente do serviço de inteligência, inviabiliza o exercício do cargo para o qual foi nomeado e proíbe a nomeação de qualquer outro agente da Abin para o cargo.
“Se afigura temerosa a interação do servidor em questão, o qual não pode ser identificado em razão do sigilo da sua identidade, com as sociedades civis ou demais organizações internacionais, o que a princípio inviabiliza o próprio exercício do cargo para o qual foi nomeado, desviando, assim, a sua finalidade pública”, disse o juiz em seu despacho.
“Desde o início de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro trata a sociedade civil como inimiga. Por isso não chega a surpreender a nomeação de um servidor que não pode se identificar justamente para realizar a interlocução com ONGs”, declarou Camila Asano, diretora de programas da Conectas Direitos Humanos. “Em um país democrático, a sociedade civil jamais deveria ser assunto de um profissional cuja natureza do trabalho é a espionagem”, completou.