Voltar
-
17/06/2015

Vozes do México: Repressão sem fim

Novo episódio de violência coloca em alerta estado onde 43 estudantes desapareceram

Novo episódio de violência coloca em alerta estado onde 43 estudantes desapareceram Novo episódio de violência coloca em alerta estado onde 43 estudantes desapareceram

O estado mexicano de Guerrero, onde 43 estudantes foram desaparecidos em setembro de 2014 depois de ataque policial, voltou a ser palco de repressão violenta por parte das forças de segurança. No dia 7/6, em meio à jornada eleitoral para escolha de deputados estaduais, a cidade de Tlapa de Comonfort foi assediada por tropas da polícia federal.

Segundo relatos da organização Tlachinollan – Derechos Humanos de la Montaña, a sede da Ceteg (Coordenação Estatal de Trabalhadores do Estado de Guerrero) foi invadida e um grupo de professores e pelo menos outras oito pessoas foram detidas. A população local reagiu ao ataque e foi violentamente reprimida com gás lacrimogêneo e armas de fogo. O estudante Antonio Vivar Díaz morreu no confronto. Entre os feridos, quatro se encontram em estado grave.

Conectas se somou ao esforço internacional para garantir a integridade da população de Tlapa e colocar fim na repressão que continua acometendo o estado de Guerrero. Em carta ao secretario da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), Emilio Icaza, pediu a condução de investigações independentes do caso, reparar as vítimas e responsabilizar os agentes de segurança envolvidos em violações. Em 2014, a CIDH estabeleceu um grupo interdisciplinar de especialistas para acompanhar o caso dos 43 estudantes desaparecidos.

Clique aqui para ler a íntegra da carta.

Cópias do documento foram remetidas à Procuradoria Geral da República do México, ao presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e a diversas autoridades do governo de Guerrero.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas