Voltar
-
22/03/2013

Vereador que quer condecorar a Rota deveria prestar esclarecimentos à Comissão da Verdade

Conectas alerta para PL que premia polícia por possíveis crimes na ditadura

Conectas alerta para PL que premia polícia por possíveis crimes na ditadura Conectas alerta para PL que premia polícia por possíveis crimes na ditadura

O vereador da Câmara de São Paulo Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PSDB) apresentou um Projeto de Lei no dia 6 de março para conceder a Salva de Prata para a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) por seu papel de “luta contra os comunistas durante a ditadura”.

Conectas alerta para o risco deste erro histórico e acredita que a Comissão Estadual da Verdade deveria convocar Telhada a prestar esclarecimento sobre qual foi exatamente o papel da Rota neste momento histórico. Telhada é coronel da reserva e foi comandante deste batalhão antes de ser eleito vereador, com a quinta maior votação.

No texto do PL, Telhada lembra do “passado heróico” do Batalhão e diz que “guerrilheiros estavam implantando o terror em São Paulo”, até serem “sufocados” pela Rota. Pela proposta, a Salva de Prata seria concedida em sessão solene na Câmara, com todas as despesas pagas pelo Poder Público.

“Gostaríamos de saber qual foi precisamente o papel do Batalhão Tobias de Aguiar durante a ditadura. Embora a proposta de condecoração seja esdrúxula, ela enseja a oportunidade de que o vereador Telhada dê a conhecer na Comissão da Verdade uma parte importante da triste história recente do Brasil. Ele deveria ser convidado a partilhar seus conhecimentos”, disse João Paulo Charleaux, porta-voz da Conectas Direitos Humanos.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas