Violações de direitos humanos cometidas por empresas serão tema da palestra e entrevista coletiva concedidas por Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas, aos participantes do I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos. O encontro acontece a partir das 9h na sede da Organização.
A especialista aponta que a expansão das relações econômicas tem trazido consigo novas ameaças a trabalhadores, meio ambiente e comunidades locais, impondo desafios inéditos no campo dos direitos humanos.
Juana abordará a atuação da Conectas no Brasil, onde desenvolve pesquisas sobre parâmetros de direitos humanos utilizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), e no exterior, acompanhando as atividades do Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos do Conselho de Direitos Humano da ONU e do Grupo de Trabalho para as Indústrias Extrativas, Meio Ambiente e Violações dos Direitos Humanos da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.
No final, os estudantes terão uma hora e meia para produzir uma matéria a respeito dos temas abordados. Até o encerramento do curso, ao menos uma matéria deve ser publica em um veículo de comunicação com editor responsável.
Semanalmente, os jornalistas Bruno Paes Manso, Carolina Trevisan, Cláudia Belfor e Fausto Salvadori Filho, que integram a equipe da Ponte, realizarão atendimentos pedagógicos individuais aos estudantes. A Coordenação Pedagógica será realizada pelo jornalista João Paulo Charleaux.
O I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo que integra o Projeto Repórter do Futuro, é promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Ponte, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais).
Sobre a conferencista
Juana Kweitel é diretora de programas da Conectas Direitos Humanos desde abril de 2011. É Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Essex University, Reino Unido e em ciência política na Universidade de São Paulo (Tema: “Accountability das organizações latino-americanas de Direitos Humanos”).
Pós-graduada em Direitos Humanos e transição democrática, pela Universidade do Chile, é advogada formada, com diploma de honor, pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou na Argentina como coordenadora institucional do CELS (Centro de Estudos Legais e Sociais) e como coordenadora do Programa de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da mesma organização.
Juana integra o Conselho Curador do Fundo Brasil de Direitos Humanos (2014), o Conselho Assessor do Open Global Rights (2013) e é membro da Assembleia de Sócios do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS, Argentina).
Sugestões de leitura
– “A luta por responsabilidade das empresas no âmbito das Nações Unidas e o futuro da agenda de Advocacy”, Patricia Feeney, Revista SUR 19.
– Relatório de Insustentabilidade da Vale
– Acesso à Justiça: Violações de Direitos Humanos por Empresas, CIJ (Comissão Internacional de Juristas)