Migração como uma questão de sobrevivência é o tema do décimo e último episódio do Cara Pessoa, podcast produzido pela Conectas em parceria com a Folha de S.Paulo, publicado nesta sexta-feira (18), Dia do Migrante.
O programa entrevista a diretora de programas da Conectas, Camila Asano, sobre as normas brasileiras de acolhimento a migrantes e solicitantes de refúgio e ouve depoimentos de pessoas que enfrentaram esta situação na pele, como a psicóloga Merlina Saudade Ferreira.
O episódio ainda aborda a política migratória brasileira durante a pandemia, como o fechamento de fronteiras a migrantes em situação de vulnerabilidade e em busca de acolhida, contrariando as legislações, tratados internacionais e discurso do próprio presidente em conferência da ONU.
Conduzido pela repórter Fernanda Mensa, o Cara Pessoa foi ao ar entre outubro e dezembro, com episódios disponibilizados todas às sextas, às 9h, nas principais plataformas de streaming de áudio.
A narrativa do programa adota um formato de leitura de cartas que são destinadas aos ouvintes. Assim, diversas histórias de pensadoras e pensadores de direitos humanos são contadas de forma leve e criativa.
Ouça o último episódio: