Voltar
-
09/10/2013

Tem início o XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Ativistas de mais de 40 países chegam a São Paulo para encontro promovido pela Conectas

Ativistas de mais de 40 países chegam a São Paulo para encontro promovido pela Conectas Ativistas de mais de 40 países chegam a São Paulo para encontro promovido pela Conectas

Conectas deu início hoje ao XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos. Entre os dias 12 e 19 de outubro, mais de 100 defensores de direitos humanos de 40 países estarão reunidos no Tuca (Teatro da Universidade Católica), na PUC de São Paulo, para discutir o tema “Uma Nova Ordem Global em Direitos Humanos? Atores, Desafios e Oportunidades”.

Dos recentes ataques homofóbicos na Rússia à aplicação da pena de morte na China, os participantes construirão um painel das recentes violações e das estratégias para combatê-las. Os abusos cometidos pela indústria de mineração no Congo e os impactos da cooperação brasileira em países africanos como Moçambique também serão tema do debate.

“O colóquio deste ano põe as organizações de direitos humanos do Sul Global no centro de uma teia de ações e relações que já não tem nas grandes potências do norte os únicos atores relevantes. A novidade dos últimos anos é que países emergentes como Brasil, Índia, África do Sul têm sido alçados ao centro do debate, seja como democracias de grande porte capazes de apontar novos caminhos, seja como perpetradores de violações que muitas vezes excedem suas próprias fronteiras, como é o caso da ação de grandes empresas multinacionais ou das políticas migratórias restritivas”, diz Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos.

TEDx

Na segunda-feira, os participantes assistirão a uma série de 14 palestras no formato TEDx. O programa segue até sexta-feira, com a realização de diversas mesas no teatro da PUC.

Conhecido mundialmente por suas palestras curtas e impactantes, o TEDx (Tecnologia, Entretenimento, Design) terá o apoio da Conectas, num ciclo marcado pelo debate sobre multipolaridade.

Serão mais de dez palestras com especialistas e ativistas de oito países. A lista de oradores inclui a jornalista Dima Khatib, da rede de televisão Al Jazeera, o chinês Teng Biao, fundador da ONG China Against Death Penalty, Hossam Bahgat, da Egyptian Initiative for Personal Rights, e Lucia Nader, diretora executiva da Conectas.

A participação no TEDx é aberta e gratuita, mas as vagas são limitadas.

Comissão Extraordinária

No dia 16, os mais de 70 participantes realizam na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, uma Comissão Extraordinária Internacional de Direitos Humanos, presidida pelo cartunista Laerte Coutinho. A experiência repete o ocorrido em maio deste ano, quando Conectas e diversas outras organizações promoveram a primeira edição da Comissão Extraordinária, para se opor aos diversos ataques aos direitos humanos, provenientes até mesmo de políticos.

5 Eixos de Debate
As palestras e grupos de trabalho serão organizados em 5 eixos:

1. MULTIPOLARIDADE: Há, de fato, uma nova ordem global de direitos humanos?, para entender e avaliar as mudanças que estão ocorrendo em âmbito global e seu impacto nos direitos humanos;

2. INCOERÊNCIAS: Como lidar com as possíveis tensões entre a situação nacional e o papel internacional dos Estados na promoção e proteção dos direitos humanos?, com o objetivo de discutir meios de superação das lacunas entre o contexto nacional dos países, sobretudo os do Sul Global, e suas ambições internacionais;

3. ECONOMIA: Como lidar com os efeitos de novos polos econômicos sob a perspectiva da proteção e observância dos direitos humanos?, com foco na discussão sobre desenvolvimento econômico e direitos humanos, migrações e “neocolonialismo”;

4. SISTEMAS: qual o impacto dessa nova ordem global nos sistemas internacionais e regionais de direitos humanos?, para avaliar as possíveis mudanças no sistema ONU e sistemas regionais e qual o papel de novas coalizões, tal como os BRICS, no âmbito dos direitos humanos;

5. SOCIEDADE CIVIL: quais os modelos de organização neste novo contexto?, para debater se uma nova ordem multipolar necessita de organizações e redes diferentes das atuais, bem como a relação das organizações do sul global com suas sociedades e com as ONGs do norte.


Conheça os palestrantes e os participantes do XIII Colóquio:


+Informação
Ao longo das últimas semanas, os participantes do XIII Colóquio fizeram leituras e responderam questionários sobre cada um dos eixos temáticos do evento. A Conectas sistematizou essas informações em mapas e gráficos. Veja:

INCOERÊNCIAS

ECONOMIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUAL SETOR EMPRESARIAL É MAIS PROBLEMÁTICO EM TERMOS DE DIREITOS HUMANOS NO SEU PAÍS?

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas