Uma série de debates, em três países, marcará o lançamento global da Edição 19 da Revista SUR. Pela primeira vez, autores dos artigos e especialistas em “política externa e direitos humanos”, tema da edição, estarão reunidos em debates abertos com o público.
“O debate sobre política externa e direitos humanos é hoje uma preocupação central não apenas na Conectas, mas em muitas organizações de direitos humanos, universidades e outros centros de ação e produção de conhecimento do Sul Global. Ao fazer o lançamento físico da revista em diferentes países, nós queremos aproximar as diversas pontas deste mosaico, levando insumos para o trabalho e, ao mesmo tempo, aprendendo com as diversas experiências”, diz Camila Asano, coordenadora de Política Externa e Direitos Humanos da Conectas, que coordenou o primeiro dos quatro lançamentos da revista, no dia 14 de maio, na África do Sul.
O lançamento coincide com a publicação de um novo portal da Revista SUR, que há dez anos é publicada pela Conectas e distribuída para mais de cem países, em três idiomas: português, espanhol e inglês.
A revista
A SUR foi criada com o objetivo de aproximar acadêmicos do hemisfério sul que atuam no campo dos direitos humanos. A motivação principal foi a constatação de que, principalmente no Hemisfério Sul, os acadêmicos desenvolviam seu trabalho de forma isolada, sendo pequeno o intercâmbio entre os pesquisadores dos diversos países.
A revista da Conectas pretende influenciar e fortalecer a prática de defensores de direitos humanos, tanto profissionais quanto militantes voluntários, por meio do diálogo com acadêmicos preocupados com a temática dos direitos humanos, ampliando sua voz e sua participação diante de órgãos das Nações Unidas, organizações internacionais e universidades.
SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos está aberta a contribuições de ativistas, acadêmicos e pesquisadores interessados em participar desse diálogo.