A edição número 20 da Revista Sur, que celebra os dez anos da publicação, abordará os desafios que organizações e indivíduos defensores de direitos humanos têm enfrentado nos últimos anos. Com a publicação, a Conectas deseja ouvir a perspectiva de ativistas, profissionais e acadêmicos sobre questões que ela própria tem se debruçado após mais de dez anos de atuação na área. Para isso, lançou cinco perguntas sobre temas “existenciais” e práticos sobre o trabalho de organizações de direitos humanos hoje.
A primeira delas emergiu após os recentes protestos de rua no Brasil e no mundo: Quem representamos? Como criar canais de diálogo com a sociedade? Ou, é possível e desejável incorporar mecanismos participativos para definir a agenda de ONGs de direitos humanos?
Outra mudança no cenário mundial que tem provocado mudanças no modo de atuação das organizações de direitos humanos é a emergência de países do Sul e consequente ampliação do trabalho das ONGs desses países em esferas internacionais e, na direção oposta, a recente abertura de escritórios de organizações do Norte em países do Sul. Quais são os desafios do trabalho internacional a partir do Sul? Qual é ou poderá ser o impacto da maior diversidade de vozes e lideranças do movimento internacional de direitos humanos?
A Sur deseja ainda ouvir ativistas e profissionais sobre sua própria estratégia de trabalho: Os direitos humanos ainda são uma linguagem eficaz para produzir mudanças sociais? Ou seja, os anos de luta pela incorporação dos direitos humanos aos tratados internacionais e legislações nacionais têm produzido resultados concretos?
A organização também tem se colocado a questão de como aliar a necessidade de reagir a questões urgentes à de não perder de vista suas estratégias para promover impactos de longo prazo. Similarmente, tem se perguntado se atual velocidade da reprodução da informação e a predominância dos textos curtos das redes sociais tornaram obsoletas as formas tradicionais de atuação das organizações, centradas na produção de relatórios.
“O cenário onde atuam as organizações de direitos humanos mudou bastante nos últimos dez anos, com a emergência de países como Brasil, Índia e África do Sul, os protestos que tomaram as ruas de diversos países, a possibilidade de organização autônoma dos cidadãos via internet e outros fatores”, diz Maria Brant, editora da revista. “A Conectas quer saber como defensores de direitos humanos têm enfrentado os impasses e aproveitado as oportunidades que surgem a partir dessas transformações.”
Os artigos podem ser enviados até o dia 31/1/2014. Faça aqui o download do edital em português, inglês e espanhol.
A Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos é publicada duas vezes por ano pela Conectas, em parceria e com o apoio da Fundação Carlos Chagas. É editada em três idiomas (inglês, português e espanhol), distribuída gratuitamente para aproximadamente 2.400 leitores em mais de cem países.