Jornalistas e estudantes de jornalismo participaram da segunda edição do curso “STF para jornalistas”, nos dias 20 e 27 de abril. Promovido pela Conectas e pela SBDP (Sociedade Brasileira de Direito Público), o curso apresentou a estrutura geral de funcionamento do STF (Supremo Tribunal Federal), partindo de questões práticas e de casos emblemáticos na história recente do Brasil.
A primeira aula teve participação do advogado Luiz Armando Badin, que foi também secretário de Assuntos Legislativos e dirigiu a Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça entre 2003 e 2006. Badin explorou temas como a função do STF, a composição do tribunal, o processo de escolha dos ministros, além de comparações com outros países.
A segunda aula foi voltada à cobertura do Supremo, com apresentação de Juliano Basile, jornalista do Valor Econômico desde 2000, sobre a relação do STF com a imprensa nos últimos anos e as estratégias de cobertura nos corredores da Corte em Brasília. Ambos os palestrantes debateram com o grupo a tendência de protagonismo do STF na política brasileira e os desafios de realização do trabalho dos ministros e dos jornalistas diante da superexposição do Supremo na mídia.
Os participantes propuseram questões durante as duas aulas e elogiaram a iniciativa do curso, pois faltam canais de formação sobre o assunto, para estudantes e profissionais que desejam cobrir o STF e a política no Brasil.