Voltar
-
01/10/2018

Eleições: 5 iniciativas que promovem direitos humanos

Conheça as iniciativas apoiadas pela Conectas para o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos junto às candidaturas

Brasília – At a station where people inform that they will not be voting, on the Interstate Highway. Voters who are registered to vote elsewhere inform they will not be voting (Antonio Cruz/Agência Brasil) Brasília – At a station where people inform that they will not be voting, on the Interstate Highway. Voters who are registered to vote elsewhere inform they will not be voting (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Organizações da sociedade civil e coletivos de todo o país estão mobilizados na construção de iniciativas que buscam democratizar o debate político para as eleições nacionais deste ano. Com pautas variadas, as ações são voltadas às discussões sobre temas  como democracia, segurança pública, política de drogas, igualdade social, migração e trabalho escravo.

Conectas endossa e participa de algumas dessas iniciativas.

Conheça as propostas e veja como você também pode fazer parte:

  • Direitos valem mais, Não aos cortes sociais
    A Coalizão Anti-austeridade e Revogação da Emenda Constitucional 95 organiza rodas de conversa pelo país e promove o debate público para mobilizar a revogação da EC95 (Emenda Constitucional nº 95), que impõe um teto de gastos – incluindo investimentos sociais – nos próximos 20 anos, atingindo sobremaneira a população socialmente mais vulnerável. O resultado dessas rodas deu início à Campanha Direitos valem mais, Não aos cortes sociais, que une mais de 60 entidades da sociedade civil, incluindo a Conectas, contra o Teto de Gastos. Em 5 de setembro, a Coalizão Anti-austeridade lançou documento político e carta compromisso dos candidatos às eleições ao Legislativo e Executivo pela revogação da EC95, trazendo alternativas à economia alinhadas com a proteção dos direitos humanos (mais informações aqui).
    > Saiba mais sobre a campanha

 

  •  Droga é caso de política
    A Coalizão de Candidaturas pela Reforma da Política de Drogas mapeia e divulga candidaturas e busca o comprometimento público de candidatos e candidatas às eleições 2018, que defendem a reforma da política de drogas. A iniciativa foi lançada sob o mote Droga é caso de política.

 

  •  #EleiçõesSemTruque
    Campanha lançada pela Rede Justiça Criminal, que provoca o eleitorado a questionar as propostas de candidatos e candidatas que apresentam soluções fáceis para questões complexas como a segurança pública. No site, o eleitor encontra perguntas sobre o tema e tem a possibilidade de enviá-las a candidatos à presidência e aos governos estaduais.
    > Saiba mais sobre a campanha

 

  •  Pacto pela Democracia
    Coletivo formado por atores da sociedade civil com objetivo de reafirmar o diálogo e a tolerância no debate político. Defende instituições e práticas democráticas para produzir eleições limpas e devolver a confiança e legitimidade na política. Busca assumir e impulsionar o compromisso de realizar uma ampla reforma política após as eleições para aprofundar a democracia. Tem como objetivo  reafirmar o diálogo, a tolerância e o repúdio pleno à discriminação e violência na ação pública.
    > Conheça melhor o Pacto pela Democracia

 

  • #MeRepresenta
    Plataforma online para buscar candidatos e candidatas às eleições, que tenham comprometimento com os temas de igualdade racial e de gênero, defesa dos grupos LGBT, fortalecimento da democracia transparente e participativa, entre outros temas sensíveis à população.
    > Acesse a plataforma #MeRepresenta  

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas