Organizações da sociedade civil, incluindo a Conectas, enviaram uma carta aberta à presidência do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) pedindo que o órgão retirasse da pauta de sua 136ª Reunião Ordinária, marcada para terça-feira (10), uma proposta de alteração da Resolução nº 292/2002, que regula o cadastramento e recadastramento das entidades ambientalistas no CNEA (Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas).
Entre as mudanças propostas estão: necessidade de declaração de corpo técnico com experiência em áreas específicas, comprovação, por atestado técnico, de experiência em pesquisas socioambientais e necessidade anual de recadastramento.
Para as entidades signatárias da carta, esta “proposta de alteração traz uma carga burocrática absolutamente excessiva, fazendo exigências complexas e altamente subjetivas para que as organizações possam se registrar”. Com isso, organizações que não trabalham com pesquisa científica, assim como as organizações de médio e pequeno porte, que não tenham estrutura administrativa suficiente para arcar com o grave ônus de solicitar, a cada ano, o seu recadastramento, poderão ser excluídas.