Sobrevivente de campo de trabalho forçado na Coreia do Norte relata sua história
Conectas, em parceria com outras organizações, promove a 11ª Conferência Internacional sobre Direitos Humanos e Refugiados Norte-Coreanos em Genebra
Conectas, em parceria com outras organizações, promove a 11ª Conferência Internacional sobre Direitos Humanos e Refugiados Norte-Coreanos em Genebra
Conectas Direitos Humanos, Citizens’ Alliance for North Korean Human Rights e Human Rights Watch organizaram a 11ª Conferência Internacional sobre Direitos Humanos e Refugiados Norte-Coreanos no dia 23 de novembro, em Genebra (Suíça).
Durante a reunião, foi apresentado um panorama da situação de direitos humanos na Coreia do Norte, destacando questões como os campos de trabalho forçado e desaparecimentos forçados. Também foram destacadas questões como o tráfico de mulheres norte coreanas para China. Diplomatas e representantes de ONGs de diferentes países participaram da conferência.
Os palestrantes do evento foram o vice-governador da Província norte-coreana de Gyeonggi; o professor Man-ho Heo, da Universidade Nacional de Kyungpook da Coreia do Norte; e Hye Sook Kim, uma sobrevivente de um campo de presos políticos, que conseguiu fugir da Coreia do Norte.
Kim contou sua história de vida e a luta pela sobrevivência nos 28 anos na prisão. No encontro, ela fez um apelo à comunidade internacional em Genebra. A sobrevivente pediu mais esforços com intuito de salvar a vida das pessoas que ainda continuam presas em seu país.
“A conferência chamou a atenção para a grave situação de direitos humanos na Coreia do Norte, destacando a importância do comprometimento dos países do Sul Global para que essa crise seja superada. A sociedade civil da América Latina, Ásia e África pode contribuir nesse sentido”, diz Mara Arizaga, representante da Conectas em Genebra e presente no encontro.