O racismo estrutural, suas intersecções e amplitude é o tema do sexto episódio do podcast Cara Pessoa, que foi ao nesta sexta-feira, 19. O programa conta com a participação de Silvio Almeida, professor, filósofo e autor do livro “Racismo Estrutural”, de Jurema Werneck, médica, feminista e fundadora da ONG Criola, que luta pelos direitos das mulheres negras, e da cantora Sandra de Sá.
A psicóloga Lia Vainer Schucman também comenta sua pesquisa sobre racismo e branquitude, ao lado de Robin DiAngelo, autor americano que trabalha nas áreas de análise crítica do discurso e estudos da branquitude na sociedade, e da jornalista Bianca Santanna.
Conduzido pela jornalista Fernanda Mena, o Cara Pessoa é uma produção conjunta da Folha e da Conectas, que vai ao ar todas às sextas, às 9h, nas principais plataformas de streaming de áudio.
A narrativa dos episódios adota um formato de leitura de cartas que são destinadas aos ouvintes. Assim, diversas histórias de pensadoras e pensadores de direitos humanos são contadas de forma leve e criativa.
Ouça no player abaixo ou em seu tocador de músicas preferido: