Voltar
-
13/11/2013

Senado cancela reunião com chanceler por ser véspera de feriado

Anúncio foi feito a menos de 24 horas da primeira sabatina com o novo ministro

Anúncio foi feito a menos de 24 horas da primeira sabatina com o novo ministro Anúncio foi feito a menos de 24 horas da primeira sabatina com o novo ministro

Conectas lamenta o cancelamento da audiência do chanceler Luiz Alberto Figueiredo na Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Senado, marcada para amanhã às 10h. O anúncio foi feito a menos de 24 horas da reunião.

A organização enviou ofício à Comissão questionando o motivo do cancelamento e recebeu a seguinte resposta por email:

“Devido ao feriado na próxima sexta-feira, Senadores membros da CRE estarão viajando já na quinta-feira, devido a grande dificuldade de conseguir voo. Com isso, o quórum de Senadores presentes nessa Reunião poderá ser baixo, então o Presidente da Comissão decidiu marcar a Reunião com a presença do Ministro para outra data que será informada.”

Essa é a segunda vez que a visita do ministro ao Senado é adiada. Desde que assumiu a pasta das Relações Exteriores, em agosto, Figueiredo ainda não passou por sabatina na Comissão – o que acontece, tradicionalmente, pelo menos uma vez ao ano.

O objetivo da reunião é expor as linhas gerais de atuação do Itamaraty e responder perguntas dos senadores, num exercício que aumenta a chance de participação dos cidadãos e relembra o poder Legislativo que ele também tem mandato e legitimidade para influenciar a política externa.

“De acordo com o calendário do Senado, dia 14/11 é um dia útil em que os trabalhos devem ocorrer normalmente. A véspera de feriado não pode servir como justificativa plausível para o adiamento de um encontro tão importante, para o qual a sociedade civil já estava mobilizada”, afirmou Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas.

Ministro, eu #QueroSaber

A partir de uma grande mobilização nas redes sociais, Conectas recolheu cerca de 30 perguntas para o ministro Figueiredo. O objetivo da campanha “Ministro, eu #QueroSaber” era levar à Comissão, por meio dos senadores, questões relevantes de política externa e direitos humanos. Quando o injustificado cancelamento foi anunciado, as perguntas já haviam sido enviadas aos parlamentares.

Diante da falta de uma nova data, Conectas encaminhará o material recolhido ao ministro Figueiredo. A organização trabalhará para que a nova reunião seja agendada e retomará a mobilização assim que a data for anunciada.

“Vamos pressionar os senadores para que a audiência seja remarcada com urgência. É indispensável que o chanceler preste contas do trabalho do Itamaraty à sociedade e isso ainda não aconteceu”, completou Camila Asano.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas