Os vencedores do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos vão se reunir em São Paulo na próxima quinta-feira (25.out.2018). A 7ª Roda de Conversa vai acontecer das 14h às 18h, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes) e será transmitida ao vivo. O link da transmissão será divulgado nas redes sociais da Abraji nos próximos dias.
O evento é voltado especialmente aos alunos dos cursos de Comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de reportagens, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.
A coordenação é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor e jornalista da TV Cultura, de São Paulo. A mediação, assim como ocorreu nos últimos anos, será dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira. Também compõem a comissão organizadora do evento os jornalistas Lucas Estanislau, Marcelo Soares e Giuliano Galli.
Durante a Roda de Conversa, acontece ainda a diplomação das equipes vencedoras do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O prêmio, que está em sua 10ª edição, é destinado a estudantes de Jornalismo de todo o Brasil e, neste ano, teve o seguinte tema: “2018. 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”. Dezenas de equipes enviaram suas propostas de pauta e as três melhores foram selecionadas para produzirem suas reportagens sob a orientação de um professor da instituição de ensino e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As reportagens produzidas serão apresentadas no dia 26 de outubro.
A Roda de Conversa é uma iniciativa das entidades que fazem parte da Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, são elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Coletivo Periferia em Movimento, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Instituto Vladimir Herzog, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Além delas, o evento tem o apoio da TV PUC e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP).