A Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou hoje, 7/10, os vencedores da sua 38ª edição.
O PVH é a única distinção jornalística do país com júri aberto ao público. Há três anos, a sessão é realizada na Câmara Municipal de São Paulo e transmitida ao vivo pelo site da Casa.
Nessa etapa final, os jurados são representantes das entidades que formam a Comissão Organizadora do prêmio e escolhem os vencedores entre os finalistas. Todas as 567 reportagens inscritas para esta edição já haviam sido avaliadas por três jurados em cada categoria.
Confira lista dos vencedores:
Clique aqui para ver o slider em tela cheia.
A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 25 de outubro, no Tucarena (r. Monte Alegre, 1.024, São Paulo), a partir de 19h. Além das reportagens premiadas neste ano, serão homenageados os jornalistas Elio Gaspari e Claudio Abramo (in memoriam). Antes, a partir de 14h, os jornalistas premiados participam da Roda de Conversa, um bate-papo dirigido principalmente a estudantes e conduzido pelos jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira. A ideia da atividade é que os jornalistas revelem ao público o processo de construção da reportagem premiada.
Ao todo, nesta edição, foram inscritos 567 trabalhos nas categorias Arte, Fotografia, Internet, Rádio, Revista, Jornal, Documentário – TV e Reportagem – TV. Um júri técnico composto por 24 pessoas (três para cada área) realizou uma seleção preliminar, elegendo os três melhores de cada categoria.