Conectas realiza nesta quinta-feira (17) uma roda de conversa sobre “Raça e Direitos Humanos”, reunindo diversas pesquisadoras, feministas negras e ativistas da luta antirracista no Brasil. O debate aberto acontece a partir das 19h30, no quilombo urbano Aparelha Luzia (R. Apa, 78, Campos Elíseos), emblemático espaço voltado às artes, culturas e políticas da população negra.
Serão discutidos temas como racismo estrutural, o impacto da guerra às drogas na juventude preta, feminismo negro no Brasil e o papel da igualdade racial na agenda de direitos humanos. O evento também marca o lançamento da edição 28 da Revista Sur, que pela primeira vez desde sua criação dedica um dossiê completo sobre o tema.
Estão confirmadas as presenças de Nathália Oliveira, coordenadora da INNPD (Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas), presidente do Conselho Municipal de Política de Álcool e Drogas de São Paulo e integrante da Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas; Juliana Borges, ex-Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Assessoria Especial da Secretaria do Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo (2013-2016) e autora do livro “O que é encarceramento em massa?”; e Lilia Schwarcz, autora de, entre outros, “O espetáculo das raças”, “Brasil: uma biografia”, e “Lima Barreto, triste visionário”, e curadora da mostra “Histórias afro-atlânticas”, considerada a melhor exposição de 2018 pelo jornal The New York Times.
Também estarão presentes Natasha Néri, diretora do filme “Auto de Resistência”, vencedor do festival “É Tudo Verdade”, de 2018; Débora Silva, fundadora do Movimento Mães de Maio; e Márcia Jacintho, da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, do Rio de Janeiro.
Durante o evento será exibido o minidocumentário “Luto para nós é verbo”, de autoria de Natasha e que apresenta depoimento de mães e familiares de vítimas da violência do Estado.
Com mediação de Thiago Amparo, editor-executivo da Sur, a conversa ainda será composta pela doutora em antropologia Aline Maia Nascimento, pela ativista quilombola e integrante do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape Rosane Viana Jovelino e Megg Rayara Gomes de Oliveira, especialista em história da arte e ativista do movimento negro, de travestis e mulheres transexuais no Paraná. As três pesquisadoras foram selecionadas entre mais de 800 candidato(a)s para serem bolsistas e receberem mentoria para a produção de textos para esta edição da Revista Sur.
Sobre a Sur
Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos.
A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Também é distribuída em papel para algumas das principais bibliotecas, universidades, organizações internacionais e centros de cultura ao redor do mundo.
A edição 28, sob o título “Raça e Direitos Humanos: Movendo Estruturas”, traz 17 artigos, produzidos por 23 autore(a)s de seis países, entre elas a Relatora Especial da ONU sobre formas contemporâneas de racismo, E. Tendayi Achiume, e as pesquisadoras Juliana Borges, Thula Pires e Nathália Oliveira. A edição contou com Sueli Carneiro, como editora convidada. Fundadora e atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, além de conselheira da Conectas, Sueli é uma das principais ativistas do feminismo negro no país.
Serviço
Evento: Debate “Raça e Direitos Humanos” e Lançamento da Sur 28
Local: Aparelha Luzia (R. Apa, 78, Campos Elíseos), São Paulo
Horário: 19h30
Gratuito
Confirme presença no evento