PESQUISADOR
Data do edital: 27/07/2012
Prazo para candidatura: 27/07/2012 a 05/08/2012
Organizações: Conectas Direitos Humanos e Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD
Projeto: A efetividade do direito de defesa no âmbito da justiça criminal
Vagas: 1 (uma)
Remuneração: Pagamento por produto, de acordo com o cronograma de desembolso a ser apresentado durante o processo de seleção.
Início: imediato
Duração: 18 meses
Acesse o edital em pdf
Conectas Direitos Humanos
Conectas Direitos Humanos é uma organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, fundada em outubro de 2001 em São Paulo – Brasil, com a missão de promover o respeito aos direitos humanos e contribuir para a consolidação do Estado de Direito no Sul Global (África, Ásia e América Latina). Para tanto, Conectas desenvolve programas que propiciam o fortalecimento de ativistas e acadêmicos em países do hemisfério sul e fomentam a interação entre eles e com as Nações Unidas. No Brasil e em âmbito regional, Conectas também promove ações de advocacia estratégica e de interesse público. Mais informações em conectas.org.
Instituto de Defesa do Direito de Defesa
O Instituto de Defesa do Direito de Defesa é uma organização da sociedade civil que trabalha pelo fortalecimento do Direito de Defesa. A missão do IDDD é fomentar na sociedade e em instituições do Estado a ideia de que todos têm direito a ter uma defesa de qualidade, de ter ao seu lado o princípio da presunção da inocência, de ter pleno acesso à Justiça, de ter um processo justo e de cumprir a pena de forma digna. Tudo isso independentemente da classe social, de ser culpado ou inocente, ou do crime de que está sendo acusado. O que buscamos é criar um espírito de maior tolerância na sociedade. Mais informações em www.iddd.org.br.
Áreas de atuação
Por meio do Programa de Justiça, Conectas trabalha nacional, regional e internacionalmente para a proteção dos direitos humanos e o acesso à justiça de grupos vulneráveis vítimas de violações dos direitos humanos no Brasil. Para tanto, desenvolve ações de litígio estratégico e de participação no debate constitucional, particularmente no Supremo Tribunal Federal. Com isso, busca-se desestabilizar as práticas de violação dos direitos humanos e a responsabilização dos agentes violadores, além do aumento do constrangimento político e do debate público.
Os projetos do IDDD buscam enfatizar a importância do Direito de Defesa para a formação de uma sociedade mais fraterna, tolerante e menos violenta. E faz isso fomentando uma discussão positiva em torno do Direito de Defesa atuando com diferentes estratégias: assistência judiciária gratuita – celebração de convênios gratuitos com a Defensoria Pública e mutirões carcerários; educação em direitos dentro e fora do cárcere; sensibilização pela cultura – Concurso cultural dentro dos presídios, formação de bibliotecas, realização de documentários; articulação de políticas públicas perante executivo, legislativo e judiciário – formulação de propostas legislativas, propositura de ações judiciais (ação civil pública, amicus curiae, etc), entre outros.
Principais responsabilidades do pesquisador
Qualificação mínima necessária
Será adotada política de ação afirmativa, por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário(a).
Aos candidatos(as) interessados(as):
Encaminhar (i) carta de apresentação, (ii) indicação de dois profissionais (nome, instituição, cargo, email e telefone) que possam oferecer referências sobre o candidato e (iii) CV para rh@conectas.org até o dia 05 de agosto de 2012, impreterivelmente. Colocar no assunto: “pesquisa justiça”.