Os jornalistas vencedores do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estarão reunidos em São Paulo, nesta próxima terça-feira (20/10), para serem condecorados e falar sobre os bastidores de seus trabalhos premiados.
Confira aqui a lista dos vencedores.
A partir das 9h, os repórteres participarão de uma Roda de Conversa no Tucarena, onde irão contar os detalhes do processo de produção de suas matérias até a publicação. A mediação será feita por Aldo Quiroga, apresentador do Jornal da Cultura, e Angelina Nunes, ex-editora do jornal O Globo. O evento será transmitido ao vivo pela Agemt (agência Maurício Tragtenberg da PUC).
A cerimônia de premiação, gratuita e aberta ao público, acontece a partir das 19h no TUCA (Teatro da Universidade Católica). Além dos jornalistas vencedores, haverá homenagens a Mauro Santayana e Mino Carta, além de Daniel Herz e Eduardo Galeano, in memoriam, com o Prêmio Especial 2015.
Considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do País, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
Os trabalhos vencedores foram escolhidos em sessão pública na Câmara Municipal no dia 30 de setembro. Foram 612 trabalhos inscritos, recorde da década. A primeira etapa de julgamento, iniciada dia 15 de agosto, contou com a participação de 24 jurados, representantes de quase todos os estados do País. Já na segunda fase, a comissão julgadora, composta por 11 dirigentes das entidades organizadoras, avaliou trabalhos que obtiveram as três maiores notas em cada categoria.
O 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
Confira aqui a lista dos vencedores.
Serviço
37º Prêmio Jornalístico
Terça-feira, 20/10
Rua Monte Alegre, 1024 –Perdizes, São Paulo
Gratuito
Roda de Conversa com os jornalistas vencedores | 9h as 13h, no Tucarena
Cerimônia de premiação | 19h às 21h, no TUCA