Lançado nesta sexta-feira, 11, o oitavo episódio de Cara Pessoa, podcast produzido pela Folha de S.Paulo em parceria com a Conectas, aborda aborto no Brasil e o risco de vida às mulheres.
O programa retrata que até em casos considerados legais, a prática sofre pressão contrária de ativistas anti-aborto, em sua maioria religiosos.
Casos como o da menina capixaba de 10 anos que ficou grávida após ter sido estuprada pelo tio e que no hospital onde realizava o procedimento médico, havia diversos manifestantes anti-aborto tentando impedir a realização do exame.
O Cara Pessoa da semana traz como convidadas a pastora evangélica Lusmarina Garcia, teóloga e feminista que enxerga o tema como questão de saúde, que nada tem a ver com fé.
Além da pastora, Sônia Correa, participante da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, do Cairo, em 1994, Rebeca Mendes, mãe que já realizou aborto, mas precisou sair do Brasil para conseguir o atendimento e a obstetra Helena Paro, que chefia um serviço de atendimento a vítimas de violência sexual, e realiza abortos legais na Universidade Federal de Uberlândia
O Cara Pessoa é disponibilizado todas às sextas, às 9h, nas principais plataformas de streaming de áudio.
A narrativa dos episódios adota um formato de leitura de cartas que são destinadas aos ouvintes. Assim, diversas histórias de pensadoras e pensadores de direitos humanos são contadas de forma leve e criativa.
Ouça no player abaixo ou em seu tocador de músicas preferido: