Voltar
-
10/09/2018

Organizações sugerem melhorias na política de transparência no BNDES

Agentes da sociedade civil apontam melhorias para divulgação de informações sobre impactos socioambientais de projetos apoiados pelo banco



Organizações latino americanas submeteram recomendações para aprimoramento de políticas de transparência no BNDES. Apesar de reconhecer avanços nos últimos anos, as entidades apresentaram recomendações em relação às informações sobre impactos socioambientais de projetos apoiados pelo banco, nacional e internacionalmente, e sugerem uma divulgação mais intensa de dados e informações sobre empreendimentos apoiados pelo BNDES.

Em documento, as entidades lembram da importância de sociedade civil e comunidades atingidas por impactos socioambientais receberem dados completos e de forma antecipada para tomarem decisões de maneira adequada. Dentre as recomendações, estão também a divulgação de documentos e estudos de impacto, e o alinhamento da política institucional do banco com os princípios internacionais relacionados ao acesso à informação e transparência.

As recomendações foram elaboradas pela Coalizão Regional para a Transparência e a Participação, Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente e Ecoa – Ecologia e Ação, com o apoio da Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente. A Coalizão é formada pela Conectas Direitos Humanos (Brasil), DAR (Peru), Asociación Ambiente y Sociedad (Colômbia), CEDLA (Bolívia) e CDES (Equador).

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas