Organizações da sociedade civil emitem nota pública contrária a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 45/2023, que propõe alteração no artigo 5º da Constituição, para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins, independentemente da quantidade.
No texto, as entidades ressaltam que a proposta de alteração é inconstitucional, já que o artigo 5º é cláusula pétrea, ou seja, é vedada quaisquer alterações, “em especial, aquelas que visem restringir ou tolher direitos”, afirma o texto.
Assinada por mais de 70 organizações, dentre elas a Conectas, a nota reforça que políticas punitivas, como a PEC proposta, tendem a aumentar a violência e sobrecarregar o sistema judiciário e prisional.
“Entende-se que eventual aprovação de Propostas de Emenda à Constituição em análise reforçaria o racismo estrutural no âmbito do sistema penitenciário brasileiro, bem como na saúde pública […] ressaltamos a inconstitucionalidade por violar diretamente princípios e preceitos fundamentais que encontram guarida na Constituição”, finaliza o documento.