Voltar
-
12/06/2019

Grupo de Lima busca novos aliados para solucionar crise venezuelana

Em nota, Conectas e mais seis organizações da sociedade civil manifestaram apoio a iniciativa e reforçaram a importância de articulações diplomáticas para a resolução de conflitos



No dia 3 de junho, em Nova York, representantes do Grupo de Lima se reunirão com o GCI (Grupo de Contato Internacional) para discutir e tentar encontrar uma saída para a grave crise política e humanitária da Venezuela.

A busca de diálogo com nações aliadas ao governo de Nicolás Maduro para tentar promover eleições livres e discutir possíveis saídas pacíficas para a redemocratização do país foi a decisão final do encontro.

Em nota, Conectas e mais seis organizações da sociedade civil manifestaram apoio a iniciativa e reforçaram a importância de articulações diplomáticas para a resolução de conflitos como esses. Também declararam apoio a decisão de promover eleições “livres, justas e confiáveis”.

Criado em 2017,  o Grupo de Lima tem a função de promover estratégias de estabilização da Venezuela  e atua como um dos principais antagonistas do governo de Maduro. Atualmente conta com 14 integrantes, dentre eles  encontra-se a Argentina, Brasil, Colômbia, Canadá, Peru e México.

O GCI, por sua vez, é integrado pela Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido, assim como Bolívia, Equador, Uruguai e Costa Rica.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas