Organizações da sociedade civil assinam carta com alerta sobre a falha dos Estados em pagar suas contribuições de adesão às Nações Unidas, que está causando uma crise de liquidez financeira para a organização. A falha nos pagamentos geram impactos em vítimas e sobreviventes de violações e abusos dos direitos humanos.
Assinada por mais de 80 entidades, incluindo a Conectas, o documento alerta que até o dia 10 de abril, apenas cem Estados membros da ONU pagaram suas contribuições integralmente, no total a ONU conta com 193 Estados membros.
“Lembramos aos Estados que o que está sendo sacrificado são prioridades apresentadas à ONU por defensores dos direitos humanos e populações afetadas e concordadas pelos próprios governos”, afirmam as organizações.
Na carta, as organizações pedem que os Estados paguem suas contribuições para a ONU integral e sem atrasos, tanto agora quanto nos anos futuros. Além da adoção de uma abordagem centrada na vítima ao considerar a priorização do financiamento e o reforço do pilar dos direitos humanos da ONU, com o aumento substancial do orçamento regular.