Voltar

ONGs pedem suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Pedido é feito, em carta enviada aos Estados-membros das Nações Unidas, por 49 organizações de direitos humanos de diferentes países

Sala do Conselho de Direitos Humanos da ONU Sala do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Em carta aberta, 49 organizações da sociedade civil de diferentes países pedem à  Assembleia Geral das Nações Unidas a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU por cometer violações de direitos humanos durante a invasão da Ucrânia. A Conectas é uma das signatárias do documento. 

Para as ONGs, a Rússia está cometendo violações generalizadas e sistemáticas do direito internacional dos direitos humanos. Isso inclui violações dos direitos à vida, autodeterminação, liberdade e segurança da pessoa, liberdade de movimento, expressão, associação e reunião, liberdade de interferência arbitrária na privacidade e no lar, proteção da família e direitos à saúde, habitação, educação, saneamento e água. Tudo isso, ainda de acordo com as entidades, viola os princípios das Nações Unidas. 

Leia mais

O Conselho de Direitos Humanos é um órgão criado pelos Estados-membros das Nações Unidas com o intuito de ampliar a proteção dos direitos humanos no mundo. Sediado em Genebra, na Suíça, o órgão debate abusos e violações dos direitos humanos em todo o mundo, a fim de expor violadores e cobrar mudanças.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas