Em carta aberta, 49 organizações da sociedade civil de diferentes países pedem à Assembleia Geral das Nações Unidas a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU por cometer violações de direitos humanos durante a invasão da Ucrânia. A Conectas é uma das signatárias do documento.
Para as ONGs, a Rússia está cometendo violações generalizadas e sistemáticas do direito internacional dos direitos humanos. Isso inclui violações dos direitos à vida, autodeterminação, liberdade e segurança da pessoa, liberdade de movimento, expressão, associação e reunião, liberdade de interferência arbitrária na privacidade e no lar, proteção da família e direitos à saúde, habitação, educação, saneamento e água. Tudo isso, ainda de acordo com as entidades, viola os princípios das Nações Unidas.
Leia mais
O Conselho de Direitos Humanos é um órgão criado pelos Estados-membros das Nações Unidas com o intuito de ampliar a proteção dos direitos humanos no mundo. Sediado em Genebra, na Suíça, o órgão debate abusos e violações dos direitos humanos em todo o mundo, a fim de expor violadores e cobrar mudanças.