Violações de direitos humanos no Sudão são indiscriminadas e crescentes. Apenas nos últimos cinco meses, mais de 300 mil refugiados deixaram a região de Darfur por conta da violência e o governo continua obstruindo a entrada de ajuda humanitária nas zonas controladas por grupos opositores. Nas regiões de Kordofan do Sul e do Nilo Azul, sinais de ataques aéreos do exército contra civis são evidentes. Apesar do trágico cenário, o Conselho de Direitos Humanos da ONU, reunido em sua 24ª sessão entre os dias 9 e 27 de setembro em Genebra, na Suíça, tem evitado reagir mais energicamente à situação.
Para mudar esse quadro, 20 organizações de direitos humanos, entre elas a Conectas, assinaram uma declaração conjuntademandando a criação de uma Relatoria Especial para o país (que hoje só conta com um Especialista Independente), a aprovação de uma resolução condenando as recentes violações e o estabelecimento de uma investigação. O documento pede também que o Sudão seja instado pela ONU a garantir o acesso das agências humanitárias às regiões afetadas pelo conflito, além da passagem do tema para o item 4 da agenda do Conselho, que trata de situações de direitos humanos que requerem atenção (hoje o caso ocupa o item 10, que trata do envio de assistência técnica e capacitação).
“Lamentamos que as resoluções adotadas anteriormente pelo Conselho de Direitos Humanos tenham falhado em condenar as disseminadas violações dos direitos humanos internacionais e do direito humanitário cometidas no Sudão e que não se tenha definido áreas prioritárias de ação para melhorar a proteção de direitos humanos básicos”, diz a declaração.
Para dar força a esse chamamento, as entidades envolvidas organizaram um “twittaço” para pressionar os Estados representados na reunião do Conselho. No Brasil, por exemplo, a campanha será endereçada ao perfil @BrazilUNGeneva, sempre com a hashtag #StepUp4Sudan. A mobilização na rede social acontece entre os dias 12 e 14 de setembro.
Como participar
Durante o período da campanha, entre em sua conta do Twitter e publique quantas mensagens puder utilizando as hashtags #StepUp4Sudan e #HRC24 (24ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, na sigla em inglês).
Os organizadores do “twittaço” sugerem os seguintes formatos:
@BrazilUNGeneva, o Conselho de Direitos Humanos da ONU deve fazer mais para #StepUp4Sudan. #HRC24
@BrazilUNGeneva, como O #HRC24 vai responder às violações no Sudão? #StepUp4Sudan
@BrazilUNGeneva, você apoiará no #HRC24 uma ação mais forte contra as violações cometidas no Sudão? #StepUp4Sudan
@BrazilUNGeneca, #StepUp4Sudan, o #HRC24 deve se posicionar diante da deterioração dos direitos humanos no Sudão
@BrazilUNGeneva, é preciso realizar uma investigação urgente sobre as violações de direitos humanos no Sudão. #StepUp4Sudan