Última atualização em 4/4/2014
Às vésperas da XII Conferência Sul-Americana sobre Migrações, 37 organizações da região, incluindo a Conectas, demandaram à Secretaria Técnica do evento que a participação da sociedade civil seja definitivamente institucionalizada a partir do próximo encontro. A CSM acontece entre os dias 3 e 5/12 em Cartagena, na Colômbia, e discute os movimentos e políticas migratórias no continente.
Cópias da carta também foram encaminhadas ao Itamaraty e ao Ministério da Justiça.
“Instamos aos Estados membros da CSM a aprovar, no marco de sua XII edição, o início de um processo de consulta que se leve à cabo sem demora alguma, de modo que essa participação esteja garantida na próxima edição”, diz o documento.
A carta lembra ainda que a importância da sociedade civil foi reforçada, em diversas resoluções, pela própria CSM, mas a intenção nunca virou prática. Para as entidades, o espaço da Conferência é fundamental para reforçar bandeiras como a livre circulação sem endurecimento das fronteiras externas ao bloco. “Aprofundar a participação fortalecerá a legitimidade desse importante processo regional”, afirmam.
Transparência
Em abril de 2014, passados mais de quatro meses da Conferência, as organizações se mobilizaram novamente para pedir a publicação dos documentos produzidos durante o evento.