Voltar
-
30/10/2018

Oficinas capacitam mais de 300 pessoas em temas sobre migração em São Paulo

Ao todo mais de mil pessoas foram capacitadas em Belém, Manaus e São Paulo



Cerca de 300 pessoas receberam capacitação em temas relacionados à migração no projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Ao todo, foram realizadas 16 oficinas entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo. Entre os temas abordados estão a Lei de Migração, combate à xenofobia, interculturalidade e integração.

Essa foi a terceira edição do projeto, após passar por Belém (PA) e Manaus (AM) nos meses de julho e setembro, respectivamente. Entre as três cidades, mais de mil pessoas foram capacitadas, entre estudantes, integrantes da sociedade civil, agentes públicos, representantes de ONGs e jornalistas.

As oficinas foram realizadas após o Seminário Ibero-Americano “Proteção aos direitos de Venezuelanas e Venezuelanos – Por uma acolhida humanitária na América Latina”, que também ocorreu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro. O encontro reuniu representantes de Defensorías del Pueblo de nove países (Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Bolívia, Argentina, Peru, México e Brasil), de organizações nacionais e da sociedade civil.

Para as oficinas, a Conectas trouxe para a mesa sobre “O papel da mídia no combate à xenofobia” a jornalista Luz Mely Reyes, editora do Efecto Cocuyo. O debate teve mediação da coordenadora de programas da Conectas, Camila Asano. Na sexta-feira, 26, foi oferecida uma oficina de media training para capacitação de porta-vozes de organizações atuantes na área de migração. O treinamento foi realizado pelo coordenador de comunicação da Conectas, Leonardo Medeiros. Ambos os eventos tiveram o apoio da Embaixada do Canadá no Brasil.

O projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil” foi desenvolvido pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes. Integram a rede a ESMPU, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas