Para fomentar discussões sobre justiça climática e direitos humanos, a Conectas realiza, entre os dias 24 e 26 de agosto, três oficinas online focadas em litigância e ativismo climático. Faça sua inscrição neste link até dia 20 deste mês.
As “Oficinas de Clima e Direitos Humanos – Construções para o futuro do ativismo climático: o litígio pela justiça climática” serão compostas por palestras — ministradas por especialistas em direitos humanos e clima — e por atividades práticas — focadas no engajamento de novos atores e advogados para o movimento de justiça e litigância climática. As sessões serão realizadas pela plataforma Zoom e, no caso das palestras dos educadores estrangeiros, contarão com tradução simultânea para o português. O curso conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Leia mais:
Na abertura das oficinas, dia 24 de agosto, a Conectas irá lançar o e-book “Clima e Direitos Humanos: Casos e Relatos”, coletânea de artigos, que nasceu a partir de uma parceria entre Conectas, iCS e JOTA. Os textos apresentam conceitos, relatos, debates e casos sobre mudanças climáticas e direitos humanos. As oficinas serão conduzidas por Gabriel Mantelli, Thaynah Gutierrez, Camila Mikie, Rodrigo Dornelles e Luciano Pinheiro.
Primeiro dia (24/08)
9h: Abertura e lançamento do e-book “Clima e Direitos Humanos” – Julia Neiva e Gabriel Sampaio
9h10: Litígios climáticos e direitos humanos no Sul Global – Prof. César Garavito
10h: Racismo climático – Amanda da Cruz Costa
11h: Oficina de Litigância Climática 1
Segundo dia (25/08)
9h: Panorama dos principais litígios climáticos internacionais e no Brasil – Caio Borges
10h: Justiça climática e suas aplicações práticas – Marcelo Rocha
11h: Ativismo climático e mecanismos internacionais – Paloma Costa
11h40: Oficina de Litigância Climática 2
Terceiro dia (26/08)
9h: Interconexões internacionais entre clima e direitos humanos – Anna Cárcamo
10h: Caso Urgenda e suas reverberações para o mundo – Sarah Mead
11h: Oficina de Litigância Climática 3