Em respostas aos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema eleitoral brasileiro, centenas de representantes da sociedade civil lançaram o manifesto “Eleições serão respeitadas”. Os signatários pedem respeito aos resultados das eleições de 2022 e demonstram confiança nas urnas eletrônicas.
Até o momento, o manifesto já foi assinado por mais de 250 pessoas, incluindo membros da sociedade civil, acadêmicos, intelectuais e artistas. O texto está aberto para receber novos signatários.
“O princípio chave de uma democracia saudável é a realização de eleições e a aceitação de seus resultados por todos os envolvidos. A Justiça Eleitoral brasileira é uma das mais modernas e respeitadas do mundo. […] A sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias”, afirma trecho do manifesto.
Leia mais:
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Juana Kweitel, diretora-executiva da Conectas, uma das signatárias, disse que o texto é “um movimento de ‘basta’ da sociedade brasileira às ameaças do presidente de não respeitar o resultado da eleição”. Ainda de acordo com ela, “o fato de estarem juntas pessoas que pensam diferente em muitos temas faz dele algo bastante representativo e relevante”.