Última atualização em 5/8.
Três meses depois do anúncio do Conselho Deliberativo da Conectas, em abril, a advogada Jessica Carvalho Morris assume o cargo de diretora Executiva da organização. Ela trabalhará ao lado de Juana Kweitel, diretora de Programas, e de Marcos Fuchs, diretor adjunto.
“Continuar e ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Conectas é um desafio grande e inspirador, sobretudo no contexto social e político de hoje, onde lidamos com violações estruturais históricas, mas também com a constante ameaça de novos retrocessos na garantia de direitos”, afirma Jessica. “Quero assumir esse desafio com empenho, responsabilidade e energia.”
Seu compromisso com a promoção dos direitos humanos deriva de circunstâncias pessoais singulares: Jessica é filha de um jornalista e missionário americano vítima da ditadura brasileira nos anos 1970. Foi criada no exílio, na Costa Rica. Mais tarde, de volta ao Brasil, formou-se advogada e trabalhou com o Ministério Público do Rio Grande do Norte em questões relacionadas à violência doméstica e aos direitos das pessoas privadas de liberdade.
Nos EUA, Jessica trabalhou no National Labor Relations Board e advogou no escritório internacional de advocacia Greenberg Traurig. Mais recentemente, foi responsável pela expansão dos programas acadêmicos da Universidade de Miami e lecionou nas áreas de direito constitucional, direito internacional dos direitos humanos, pedagogia jurídica internacional e prática transnacional do direito. Atualmente, dirige os programas de Pós-Graduação em Direito Internacional da Faculdade de Direito.
Por seis anos, Jessica também integrou o Conselho de Administração da Anistia Internacional dos Estados Unidos, chegando a assumir a posição de vice-presidente. Ela foi a primeira latina a ocupar esse cargo.
Durante toda sua carreira, Jessica atuou como advogada pro bono em vários casos de direitos humanos, especialmente em assuntos ligados a migração e tortura.
Após um processo de seleção muito competitivo, que contou com mais de 50 candidatos altamente qualificados, Jessica foi escolhida por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Conectas. “Estamos confiantes de que suas qualificações, sua bagagem internacional, seu profundo conhecimento sobre as questões de direitos humanos e, principalmente, sua paixão e compromisso com a promoção e expansão dos direitos humanos, a prepararam para contribuir às realizações da Conectas e conduzir a organização a um novo patamar de impacto”, afirma Oscar Vilhena, membro do Conselho Deliberativo da organização.
Clique aqui para ler o currículo lattes de Jessica Carvalho Morris.
Assista entrevista com a nova diretora Executiva da Conectas sobre os desafios do movimento de direitos humanos no Brasil: