Voltar
-
11/01/2013

Nota pública parabeniza presidenta Dilma por veto a PL que ampliava porte de armas

Conectas faz parte da rede de organizações que defendeu veto presidencial

Conectas faz parte da rede de organizações que defendeu veto presidencial Conectas faz parte da rede de organizações que defendeu veto presidencial

Conectas e outras 14 organizações brasileiras defenderam o veto presidencial ao PL87/2011, que ampliava o porte de armas no País. A presidente Dilma Roussef publicou ontem em Diário Oficial sua posição, coincidente com a do grupo de ONGs que assinou o pedido de veto. Leia abaixo a Nota Pública que saúda a posição da presidente:

***

Diversas associações têm se manifestado contra a ampliação do Porte de Armas. Em novembro de 2012, quando da votação no Senado do Projeto de Lei que concedia porte privado (fora de serviço) a agentes penitenciários (PL 87/2011), foi divulgada Carta Aberta assinada por 16 organizações que se manifestavam à favor da manutenção do espírito da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) em restringir o porte de armas “prioritariamente, às instituições com mandato para atuar na Segurança Pública e capazes de estabelecer mecanismos adequados de controle e treinamento de seus agentes para o uso da arma de fogo”.

O projeto aprovado na ocasião acaba de ser vetado pela Presidenta Dilma, que em publicação no Diário Oficial de 10 de janeiro expõe sua fundamentação de forma irrepreensível indicando que sancionar o referido projeto seria seguir “na contramão da política nacional de combate à violência e em afronta ao Estatuto do Desarmamento”.

Cabe ainda esclarecer que aos agentes penitenciários e outras categorias, continua sendo possível a solicitação e obtenção de porte de armas junto à Polícia Federal, após comprovação da efetiva necessidade e atendimento dos requisitos previstos na lei (como atestado de capacidade técnica e psicológica).

Pelas razões acima expostas, nós, organizações da sociedade civil abaixo assinadas, parabenizamos a Presidenta Dilma pelo veto ao PL 87/2011 aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2012. A decisão fortalece a construção de uma Política de Segurança Pública Cidadã verdadeiramente estruturante em contraponto a um modelo segmentado e permeado por soluções individuais.

Apoiadores desta iniciativa:

Instituto Sou da Paz

Pastoral Carcerária

Instituto São Paulo contra a violência

Conectas Direitos Humanos

Instituto Igarapé

ISER – Instituto de Estudos da Religião

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Instituto de Defesa do Direito de Defesa

Viva Rio

Viva Comunidade

Associação pela Reforma Prisional

Guayí – Democracia, Participação e Solidariedade

MOVPAZ Maceió

Movimento de Espíritas Paraibano

Grande Oriente do Brasil (GOB)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas