da Redação
A situação dos direitos humanos no Brasil será avaliada pela ONU em Genebra nesta sexta-feira (25). A revisão periódica universal, como é chamado o mecanismo de avaliação da Organização das Nações Unidas, consiste em uma sabatina feitas pelos países membros. Impunidade, trabalho escravo, violência policial e o sistema penitenciário deverão ser alguns dos temas abordados durante a revisão.
Além dos países-membros, a pauta dos debates tem a colaboração de diversas ONGs do setor, que subsidiam os diplomatas com informações para a elaboração dos questionamentos.
Camila Assano, coordenadora de política externa e direitos humanos da ONG Conectas, considera que deve haver comprometimento do Brasil em relação às implementações de políticas que garantam o respeito aos direitos humanos. “O Brasil precisa lidar de maneira séria com as recomendações que serão feitas pela ONU, criando mecanismos políticos, com prazos e metas definidas, para que não fique num discurso diplomático, que aconteça só em Genebra”, alertou.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, comandada pela ministra Maria do Rosário (PT-RS), e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty, chefiado por Antonio Patriota) prepararam um documento de 20 páginas para ser entregue ao Alto Comissariado da ONU descrevendo a criação da Comissão da Verdade e detalhando a Lei de Acesso à Informação e as medidas de inclusão social no país.
“Em um mundo multipolar, os direitos humanos tornam-se fundamentais para a promoção da paz em bases duradouras”, ressalta o governo no documento enviado às Nações Unidas.
Com informações da Rede Brasil Atual e da Agência Brasil.
Fonte: http://sul21.com.br/jornal/2012/05/brasil-sera-sabatinado-na-onu-sobre-direitos-humanos/