São Paulo – A situação dos direitos humanos no Brasil será avaliada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra nesta sexta-feira (25). A revisão periódica universal, como é chamado o mecanismo de avaliação da ONU, consiste em uma sabatina feitas pelos países membros. Impunidade, trabalho escravo, violência policial e sistema penitenciário deverão ser alguns dos temas abordados durante a revisão.
Além dos países-membros, a pauta dos debates tem a colaboração de diversas ONGs do setor, que subsidiam os diplomatas com informações para a elaboração dos questionamentos.
Camila Assano, coordenadora de política externa e direitos humanos da ONG Conectas, considera que deve haver comprometimento do Brasil em relação às implementações de políticas que garantam o respeito aos direitos humanos.
“O Brasil precisa lidar de maneira séria com as recomendações que serão feitas pela ONU, criando mecanismos políticos, com prazos e metas definidas, para que não fique num discurso diplomático, que aconteça só em Genebra”, alertou.
Reportagem de Leandro Melito