Mônica Santos e Marcela Rodrigues foram unidas por um destino trágico, na luta pela prevenção de desastres socioambientais e reparação às pessoas atingidas por barragens. Em 2015, Mônica foi uma das vítimas do desastre de Fundão, em Mariana. Em 2019, o rompimento da barragem de Córrego do Feijão mudou a vida de Marcela, em Brumadinho.
Esta semana, as duas atravessaram o Atlântico, junto à equipe da Cáritas-MG, Conectas, Business & Human Rights Resource Centre (BHRRC) e Rede de Igrejas e Mineração, para contar suas histórias em uma série de encontros com acionistas do setor minerário, organizações da sociedade civil e imprensa, na Inglaterra. A agenda visava denunciar as violações do modelo minerário em Minas Gerais, para que tragédias como essas não se repitam.
O grupo se reuniu com cerca de 200 investidores, nesta quarta-feira (4), durante o painel “Atualizações sobre a iniciativa dos investidores sobre barragens de mineração”, na Conferência 2019 do Local Authority Pension Fund, em Bournemouth.
Na ocasião, Mônica e Marcela denunciaram as falhas e injustiças cometidas nos processos de reparação dos danos causados à Bacia do Rio Doce e Paraopeba pelas mineradoras Vale, Samarco e BHP. As brasileiras também apontaram falhas estruturais do modelo de mineração e as responsabilidades das autoridades públicas, das empresas e dos investidores do setor.
Relator da ONU no Brasil
De visita ao Brasil, o relator especial da ONU sobre resíduos tóxicos, Baskut Tuncak, desembarcou na capital federal na última segunda-feira (2) para uma agenda oficial de reuniões com a sociedade civil, empresas e órgãos de Estado. O especialista independente também visitará os estados do Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco, onde se reunirá com entidades e vítimas de desastres socioambientais para avaliar as violações de direitos cometidas por indústrias extrativas, químicos industriais e agrotóxicos.
Baskut ficará no Brasil até o dia 13 de dezembro, quando encerra sua visita com uma coletiva de imprensa em Brasília, para anunciar suas observações preliminares sobre a situação do país.