Os membros do CASC-Migrante (Comitê de Acompanhamento pela Sociedade Civil sobre ações de Migração e Refúgio) solicitam que o Secretário Nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, convoque a próxima reunião do Comitê com urgência.
Com o processo de regulamentação da Nova Lei de Migração em curso, os participantes acreditam ser crucial o estabelecimento do diálogo entre a SNJ (Secretaria Nacional de Justiça) e o CASC-Migrante, órgão instituído com caráter consultivo e orientador no que tange às políticas públicas, ações e programas sobre migrações e refúgio. Os membros do Comitê defendem ampla participação social e transparência na definição de políticas migratórias.
Além da Conectas, a carta enviada ao Secretário com o pedido de reunião foi assinada pela Missão Paz, CAMI (Centro de Apoio ao Migrante), GAIRE (Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados) e outras dez organizações e pessoas físicas especializadas na temática e que compõem o CASC.
A sociedade civil já havia enviado carta ao Ministro da Justiça, ao Secretário Nacional de Justiça e ao Secretário de Assuntos Legislativos demandando transparência e participação civil no processo de regulamentação da lei.