O advogado Marcos Fuchs, diretor adjunto da Conectas e diretor executivo do Instituto Pro Bono, recebeu a Medalha Nacional de Acesso à Justiça, conferida pelo MJ (Ministério da Justiça), nesta quinta-feira, 18/12. A cerimônia de entrega aconteceu no Salão Negro do MJ, em Brasília (DF).
Criada em 2013, a condecoração é entregue “às pessoas físicas e jurídicas que se distinguiram pelas relevantes contribuições à promoção, ampliação e democratização do acesso à justiça no Brasil” e faz parte das ações da Secretaria da Reforma do Judiciário do órgão federal.
Fuchs foi um dos líderes na introdução da cultura probono (advocacia gratuita e voluntária) no Brasil e atualmente fomenta este ideal no País e outras nações da América do Sul. O advogado participou das discussões sobre a resolução ProBono aprovada pela OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil) em agosto de 2002.
A entrega da medalha foi realizada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Na solenidade, houve uma homenagem ao ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, recentemente falecido e foram lembrados os dez anos da aprovação da Emenda Constitucional nº 45, que diz respeito à Reforma do Judiciário.
Leia aqui carta enviada pelo Ministério da Justiça.