Em todo o mundo, é latente a grande preocupação com o papel que a internet vem desempenhando no debate político, em especial em períodos eleitorais. 2018 é um ano de eleições para muitos países: além de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Egito, México, Rússia e Turquia, e, em toda parte, há ansiedades com a influência positiva ou negativa das redes na formação de intenção de voto.
E é justamente neste momento que a Revista Sur – Internacional de Direitos Humanos, realizada pela Conectas em parceria com InternetLab e Friedrich Ebert Stiftung, publica sua edição especial sobre “Internet e Democracia”, trazendo contribuições de várias partes do mundo sobre o tema.
Neste evento de lançamento, publicação reúne alguns dos principais atores e pensadores desta temática para discutir temas como direcionamento de propaganda política a grupos específicos de usuários nas redes sociais (tema que esteve no cerne do escândalo Cambridge Analytica no primeiro semestre), as guerras virtuais e a a polarização, o uso da internet para discussão política e ativismo, e a relação entre a internet e a emergência de novos atores sociais.
Na oportunidade também será lançado no Brasil do livro de Juliano Spyer, “Mídias Sociais no Brasil Emergente” (UCL Press, 2018).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Mariana Valente
Diretora do InternetLab, doutora em direito pela USP e membra do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP. Foi pesquisadora visitante da UC Berkeley, pesquisadora e professora no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.
(Foto: Acervo Pessoal)
Natália Neris
Doutoranda em Direitos Humanos na USP. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do CEBRAP e do GEPPIS/USP. Atualmente é coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab – Pesquisa em Direito e Tecnologia. (Foto: Acervo Pessoal)
Doutoranda em Ciência Política pela USP, membra do Grupo de Trabalho Derechas Contemporáneas: dictaduras y democracrias, vinculado ao CLACSO, e pesquisadora do INCT-INEU. (Foto: Acervo Pessoal)
Doutor em antropologia digital pela University College London. Ocupa o cargo de Head of Human Insights na www.alexandria.ai.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mediação
Doutora em Ciências da Religião pela UMESP. Integra o programa de Fortalecimento do Espaço Democrático da Conectas e é editora assistente da Revista Sur.
(Foto: Acervo Pessoal)