Quais são as instituições e quais são seus papéis na Política Criminal Brasileira? Estes órgãos competentes adotam o Direito Penal Mínimo, Máximo, Abolicionista ou de Equilíbrio? O que está em jogo em relação ao debate da reforma e desmilitarização da polícia?
Neste sábado (11), os 20 estudantes universitários de Jornalismo, Direito, Ciências Sociais e Relações Internacionais, que participam do I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, terão a oportunidade estes e outros temas ligados à Justiça. brasileira
A partir das 9h, na sede da Conectas, Rafael Custódio, coordenador do Programa de Justiça da Organização, irá realizar uma palestra e concederá entrevista coletiva sobre Política Criminal.
“É fundamental que desde já estes futuros jornalistas tenham contato com este tipo de tema, pois que grande parte da imprensa não o domina”, explica Rafael. “Isso gera erros grosseiros na cobertura de acontecimentos relacionados à Justiça e prejudica o debate qualificado dos direitos humanos na sociedade”.
No final, os estudantes terão uma hora e meia para produzir uma matéria a respeito dos temas abordados. Até o encerramento do curso, ao menos uma matéria deve ser publica em um veículo de comunicação com editor responsável.
Semanalmente, os jornalistas Bruno Paes Manso, Carolina Trevisan, Cláudia Belfor e Fausto Salvadori Filho, que integram a equipe da Ponte, realizarão atendimentos pedagógicos individuais aos estudantes. A Coordenação Pedagógica será realizada pelo jornalista João Paulo Charleaux.
O I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo que integra o Projeto Repórter do Futuro, é promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Ponte, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais).
Sobre a conferencista
Rafael Custódio é advogado, bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2006), especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (2008) e mestrando em Direito Constitucional na PUC/SP.
Atuou em escritórios de advocacia especializados em Direito Penal e é Coordenador do Programa Justiça da Conectas Direitos Humanos desde março de 2012.
É associado ao Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD e ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, onde foi pesquisador de jurisprudência e é atualmente membro do Conselho Editorial do “Boletim do IBCCRIM”. É também conselheiro no Conselho da Comunidade da Comarca de São Paulo.
Sugestões de leitura
Como ser preso numa manifestação
Quem é o juiz que manda os PMs pra cadeia
Prender manifestante com bomba de chocolate é padrão no Brasil
Dez medidas urgentes para o Sistema Prisional Brasileiro
Artigo sobre direito penal mínimo
Artigo sobre abolicionismo penal
Confira a programação
20 de setembro | 14h
Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas
Encontro de confraternização e seleção
Lucia Nader, diretora Executiva
Demais encontros realizados na sede da Conectas Direitos Humanos:
4 de outubro | 9h
Sistema internacional de direitos humanos e Política externa brasileira
Camila Asano, coordenadora do Programa de Política Externa e Direitos Humanos
11 de outubro | 9h
Política criminal no Brasil
Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça
18 de outubro | 9h
Sistema carcerário
Marcos Fuchs, diretor ajunto da Conectas e diretor Executivo do Instituto Pro Bono
25 de outubro | 9h
Empresas e direitos humanos
Juana Kweitel, diretora de Programas
8 de novembro |9h
Encontro de encerramento, avaliação e entrega de diplomas
Mais informações reportedorfuturo@obore.co