A convite do Conselho Deliberativo, Juana Kweitel assumiu a diretoria-executiva da Conectas Direitos Humanos. Advogada formada pela Universidade de Buenos Aires, mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Essex University, do Reino Unido, e em ciência política na Universidade de São Paulo, Juana integra a equipe da Conectas desde 2003. Antes, trabalhou como coordenadora institucional do CELS (Centro de Estudos Legais e Sociais), da Argentina, e como coordenadora do Programa de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da mesma organização.
Juana integra ainda o Conselho Curador do Fundo Brasil de Direitos Humanos (2014), o Conselho Assessor do Open Global Rights (2013) e o Conselho Deliberativo da Global Witness (2016). É membro da Assembleia de Sócios do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS, Argentina) e do Developments in the Field Panel da revista Business and Human Rights, publicada pela Cambridge University Press.
“Assumo honrada a direção-executiva da Conectas e ciente do desafio que temos pela frente. Em 15 anos de história, a Conectas se consolidou como uma das mais importantes organizações de defesa dos direitos humanos do Sul Global. Esse legado de militância em prol dos direitos humanos é essencial para construir as estratégias necessárias para resistir aos retrocessos que se delineiam, no Brasil ou no mundo”, declara Juana. “A Conectas vai trabalhar para desenvolver proativamente uma agenda de diálogo que permita somar mais pessoas na luta pelos direitos humanos. Ao mesmo tempo, estaremos vigilantes e seremos ágeis para barrar qualquer tentativa de suprimir direitos e liberdades”, conclui.