O que é o sistema internacional de direitos humanos? Qual sua origem e impacto? E quais são as atuais diretrizes que guiam a política externa brasileira?
Estas e outras questões estarão colocadas aos 20 estudantes selecionados para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que participarão, neste sábado (4/10), às 9h, do primeiro encontro do módulo, realizado integralmente na sede da Conectas.
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Organização, irá proferir palestra sobre “Sistema Internacional dos Direitos Humanos e Política Externa Brasileira” e, na sequência, concederá entrevista coletiva aos jovens jornalistas, que vêm de 11 faculdades de 3 estados do Brasil (SP, MG e RS).
Em sua exposição, a especialista abordará desde a criação da ONU, em 1945, passando pela aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, até a instalação de tratados mais recentes.
Camila também irá decorrer sobre as principais questões das relações internacionais envolvendo o Brasil, que hoje atua como importante ator político no cenário global.
“Será importante que os estudantes percebam que o Brasil possui duplo papel no que diz respeito a sua atuação internacional: como um “alvo” de decisões e recomendações que emanam da ONU, por exemplo, ou como um “player” que é parte do processo de tomada de decisão, que pode afetar tanto a sua própria situação como também as populações de outros países”, afirmou Camila.
No final, os estudantes terão uma hora e meia para produzir uma matéria a respeito dos temas abordados. Até o encerramento do curso, ao menos uma matéria deve ser publica em um veículo de comunicação com editor responsável.
Semanalmente, os jornalistas Bruno Paes Manso, Carolina Trevisan, Cláudia Belfor e Fausto Salvadori Filho, que integram a equipe da Ponte, realizarão atendimentos pedagógicos individuais aos estudantes. A Coordenação Pedagógica será realizada pelo jornalista João Paulo Charleaux.
O I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, curso que integra o Projeto Repórter do Futuro, é promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Ponte, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais).
Sobre a conferencista
Camila Asano concluiu seu mestrado em Ciência Política com distinção na USP em 2009. Com bacharelado em Relações Internacionais pela mesma universidade, tem focado sua atuação profissional e pesquisa em temas relacionados a direitos humanos, organizações internacionais e política externa, com especial atenção aos países do chamado Sul Global.
É coordenadora do Projeto de Política Externa e Direitos Humanos da Conectas, onde conduz ações de advocacy conjugadas com atividades de produção de conhecimento. Também é professora de Relações Internacionais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo desde 2010, onde leciona, entre outras, a disciplina de direitos humanos.
Sugestões de leitura
Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan
Política Externa e Direitos Humanos em países Emergentes: reflexões a partir do trabalho de uma organização do Sul Global, Camila Asano, revista SUR 19.
O Brasil tem habilidade de apontar problemas, mas está disposto a promover mudanças?, Camila Asano, Open Global Rights
Especialista em Desconversar, Conectas
Política Externa, DH e Eleições, Conectas
Confira a programação
20 de setembro | 14h
Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas
Encontro de confraternização e seleção
Lucia Nader, diretora Executiva
Demais encontros realizados na sede da Conectas Direitos Humanos:
4 de outubro | 9h
Sistema internacional de direitos humanos e Política externa brasileira
Camila Asano, coordenadora do Programa de Política Externa e Direitos Humanos
11 de outubro | 9h
Política criminal no Brasil
Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça
18 de outubro | 9h
Sistema carcerário
Marcos Fuchs, diretor ajunto da Conectas e diretor Executivo do Instituto Pro Bono
25 de outubro | 9h
Empresas e direitos humanos
Juana Kweitel, diretora de Programas
8 de novembro |9h
Encontro de encerramento, avaliação e entrega de diplomas
Mais informações reportedorfuturo@obore.com