Voltar
-
31/08/2015

Guerra às drogas: Ampliando o debate

Com novo site e formato, SUR 21 reúne análises sobre políticas de drogas no Sul Global

Com novo site e formato, SUR 21 reúne análises sobre políticas de drogas no Sul Global Com novo site e formato, SUR 21 reúne análises sobre políticas de drogas no Sul Global

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal pode retomar o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, suspenso desde o dia 20/8 por conta de um pedido de vista do ministro Edson Fachin, a Revista Sur, publicada pela Conectas, apresenta dossiê com oito artigos inéditos sobre a chamada ‘guerra às drogas’ e seu impacto nos direitos humanos no Sul Global. A pesquisadora Julita Lemgruber, especialista no tema, atuou como editora convidada no especial.

Entre os autores estão o neurocientista Carl Hart, professor de Psicologia da Universidade de Columbia, e Anand Grover, ex-relator da ONU para ?o direito à saúde e membro da Comissão Global de Políticas sobre Drogas. Os textos do dossiê, que já pode ser acessado no site da revista, tratam de experiências práticas e pesquisas realizadas na Índia, Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Nigéria.

“O proibicionismo sempre teve um impacto particularmente nefasto nos países do Sul. Por isso reunimos autores que estão pensando saídas para essa região a partir das mais diversas áreas do conhecimento, do direito penal à neurociência”, afirma Thiago Amparo, editor executivo da SUR.

“Não há momento mais oportuno para promover esse debate, tanto no plano nacional quanto no âmbito internacional. No Brasil, estamos revendo pela primeira vez o tratamento penal dado ao usuário. No mundo, assistimos os preparativos para uma reunião essencial na ONU, no ano que vem, que vai discutir a política internacional de drogas.”

Amparo se refere à UNGASS (Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas), que acontece em abril de 2016. Espera-se que, durante o encontro, os Estados-membros modifiquem o entendimento internacional sobre o tema e abram caminhos para políticas baseadas na saúde pública e nos direitos humanos.

Novo formato

A edição 21 da SUR também inaugura um novo momento da publicação, que chegou ao seu décimo ano. Pensando em melhorar a experiência de seus leitores e ampliar o alcance e o impacto de seus conteúdos, a revista agora pode ser lida em um site novo e mais acessível.

Clique aqui para acessar o novo site da Revista Sur.

Os textos agora são mais diversos em tamanho e formato. A SUR 21 também conta, pela primeira vez, com um ensaio fotográfico com curadoria de Leandro Viana, que reúne imagens e relatos de cinco fotógrafos internacionais sobre protestos em seus países.

O objetivo, no entanto, continua tão forte quanto antes: compartilhar experiências e conhecimentos produzidos por ativistas, acadêmicos e formuladores de políticas públicas, primordialmente com uma perspectiva do Sul Global, influenciando a agenda global de direitos humanos e fortalecendo o movimento e sua prática.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas