Na quarta-feira (6), a Conectas participa de dois eventos no âmbito do VI Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos na América Latina e Caribe, organizado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no México e pelo Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. No primeiro evento, como convidada e no segundo, como organizadora.
Às 11h (horário de Brasília), Júlia Mello Neiva, coordenadora do programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas, é uma das participantes da sessão “Devida diligência e políticas comerciais e de investimento”, organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento). O encontro irá explorar diferentes perspectivas regionais sobre as iniciativas de regulamentação em curso na área da devida diligência. Veja como acompanhar neste link.
Já às 16h (horário de Brasília), acontece a sessão “Direitos humanos e impactos dos empresas sobre os povos indígenas na Amazônia, Andes e Mesoamérica”, que conta com a organização da Conectas e de outras entidades: Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas, Foro Indígena del Abya Yala, Centro de Información sobre Empresas y Derechos Humanos, Indigenous Peoples Rights International, Oxfam Brasil e Oxfam.
Neste encontro, lideranças de povos indígenas do Brasil e de outros países da América Latina e Caribe irão discutir os impactos da atuação de empresas em seus territórios e as estratégias implementadas para proteger seus direitos. Saiba mais neste link.
O VI Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos acontece no âmbito do projeto “Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe”, conduzido pela OCDE e OIT, com o apoio da União Europeia.