O impacto provocado pela instalação dos Parques Eólicos no Complexo Ventos do Araripe III sobre comunidades de Simões (PI) é tema do painel organizado pelo Programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas no People’s Forum on BRICS. A sessão “Bancos de desenvolvimento e comunidades tradicionais: é possível garantir empreendimentos sustentáveis e a proteção dos direitos humanos?” ocorre nesta quarta-feira (20), às 10:15 (horário de Brasília). Para acompanhar, faça sua inscrição neste link.
Participam do painel representantes das comunidades impactadas, do NDB e do International Accountability Project. A mediação será feita por Julia Neiva, coordenadora do Programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas.
A conversa busca criar um canal de diálogo entre os envolvidos no projeto. Pretende-se ainda que as demandas das comunidades sejam acolhidas, para que empreendimentos sustentáveis financiados pelo NDB respeitem a participação social e os direitos humanos.
O empreendimento eólico em questão foi inaugurado em 2017 e construído pela Casa dos Ventos Energias Renováveis S.A., financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e pelo NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos BRICS.
Uma série de reportagens produzida pela Conectas, em parceria com International Accountability Project, mostra como empreendimentos eólicos alteram a paisagem e a vida das comunidades do entorno e qual o papel dos bancos de desenvolvimento neste contexto.