Voltar
-
08/07/2021

Evento discute impacto da política migratória do Brasil na entrada de venezuelanos no país

Encontro paralelo da 47ª sessão do do CDH (Conselho de Direitos Humanos) das Nações Unidas reúne representantes de instituições que atuam com migrantes, pesquisadores e relator da ONU

Photo: ACNUR/Reynesson Damasceno Photo: ACNUR/Reynesson Damasceno

Atualizado em 12 de julho de 2021

Na próxima segunda-feira (12), Conectas, CDHIC, I-MIGRa, Sefras, ITTC, Missão Paz, DPU, Franciscans International e MIGRAIDH realizam o webinar “Fronteira Brasil e Venezuela: o impacto da política migratória brasileira no fluxo de migrantes venezuelanos”. O evento ocorre no âmbito da 47ª sessão do CDH (Conselho de Direitos Humanos) das Nações Unidas e terá a presença de Felipe González, relator Especial para Migrações da ONU. 

A transmissão, em portugês, espanhol e inglês, será pela plataforma Zoom e pelo Youtube do CDHIC. As inscrições podem ser feitas neste link. 

Com o objetivo de chamar atenção da comunidade internacional para o fluxo migratório de venezuelanos no Brasil, o encontro irá abordar, entre outros temas, as violações de direitos dos migrantes e refugiados durante a pandemia de covid-19, analisando especialmente portarias federais que fecharam fronteiras e limitaram acesso à documentação. 

Além de González, participam do debate Merlina Saudade, psicóloga venezuelana, ativista no processo migratório venezuelano; Laura Dib, diretora da Clínica Jurídica para Migrantes de la Universidad de los Andes; Ronildo Rodrigues, secretário executivo da Cáritas Diocesana de Roraima e João Chaves, defensor Público Federal. A moderação será feita por Madison González, migrante venezuelana, mestre em Geografia pela UFPR e doutoranda em Geografia pela UFRJ.

Assista ao webinar “Fronteira Brasil e Venezuela: o impacto da política migratória brasileira no fluxo de migrantes venezuelanos” no Youtube: 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas