Na sexta-feira (26), evento promovido pela Conectas Direitos Humanos, Asociación Ambiente y Sociedad, DAR (Derecho, Ambiente y Recursos Naturales) e a Coalición Regional, debate o Pacto de Leticia em relação aos desafios dos direitos territoriais e climáticos da bacia amazônica. O evento terá início às 11h30 (horário de Brasília) e será transmitido pelo Youtube.
O debate conta com a participação de Antonia Melo da Silva (Movimento Xingu Vivo Para Sempre), David Cruz (Ambiente y Sociedad), Denisse Linares (DAR), Judith Nunta Guimaraes (Programa Mujer) e Julia Mello (Conectas Direitos Humanos).
O objetivo do evento é alertar a sociedade civil sobre as contradições e vícios do Pacto de Letícia em relação aos desafios dos direitos territoriais e climáticos da Bacia Amazônica e incidir junto aos governos nacionais para que se criem espaços de diálogos, entre diferentes atores, sobre os avanços do mesmo.
O Pacto de Leticia foi criado em 2019, pelo governo de sete países que integram o sistema da bacia amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Peru, com o objetivo inicial de cooperar na proteção das áreas da Bacia do Amazonas, bem como enfrentar as adversidades ambientais, como incêndios devastadores registrados em 2019.