Na terça-feira (26), a 4ª edição do Circuito Urbano, evento promovido pelo escritório do ONU Habitat no Brasil, recebe o painel “Racismo climático nas periferias da cidade de São Paulo”, organizado pelo programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas. A sessão começa às 10h (horário de Brasília) e será transmitida pelo Youtube.
Participam do debate Marcelo Rocha (Instituto Ayika), Amanda Costa (Perifa Sustentável), Paula Nunes (Bancada Feminista – PSOL), Henrique Frota (Instituto Pólis), Richard Wera (Mídia Guarani Mbya) e Júlia Neiva (Conectas).
A mesa promove uma discussão sobre periferias urbanas no contexto da crise climática, pensando na relação entre racismo climático e violação de direitos humanos nas periferias de São Paulo. O debate também aborda as vivências singulares das mulheres negras e indígenas diante desse cenário, a fim de pensar sobre as sobrecargas das mulheres negras e indígenas nas periferias, a insalubridade dos territórios e a escassez de serviços públicos que promovam qualidade de vida e bem-estar.
Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano — mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat (4 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro) — o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país.
Em 2021, a 4a edição do Circuito Urbano será realizada novamente de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados previamente, devido ao prolongamento da pandemia da covid-19. O tema do Circuito Urbano 2021 é “Cidades na linha de frente da ação climática” e os eventos poderão ser relacionados a quatro linhas temáticas: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis e 4) Cidades Resilientes.