Um grupo de 38 estudantes universitários – a maioria, de Jornalismo – participou no sábado do primeiro curso sobre cobertura do STF (Supremo Tribunal Federal) promovido pela Conectas e a SBDP (Sociedade Brasileira de Direito Público), em São Paulo.
As aulas – realizadas em dois períodos – foram dadas por Gustavo Bambini, advogado, professor de Direito e ex-assessor no STF, e Juliano Basile, advogado e jornalista Valor Econômico.
“Foi uma primeira experiência, que pretendemos reproduzir em 2013, com mais palestrantes e mais tempo, num estudo ainda mais profundo sobre a instância máxima da Justiça no Brasil. O sucesso da parceria com a SBDP nos dá ainda mais confiança para apostar neste trabalho de abrir o Judiciário para a sociedade, e especialmente para os futuros jornalistas”, disse Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas.
O curso manteve o foco sobre questões técnicas e de difícil compreensão que normalmente permeiam as decisões do Supremo, explicando, por exemplo, quanto tempo o STF demora para julgar um caso, como acompanhar a pauta do tribunal, quem são os ministros e como eles votam e quais são as ferramentas para acompanhar e compreender uma decisão. O objetivo foi apresentar a estrutura básica de funcionamento do STF, partindo de questões práticas colocadas por aqueles que acompanham ou gostariam de acompanhar o que dizem os 11 ministros.