Foto: Gabriel Guerra/Conectas
Na terça-feira (30), das 14h às 17h00 (horário de Brasília), acontece o Encontro Internacional “Fortalecendo o alcance e o impacto dos movimentos de direitos humanos no Brasil”. O evento, que terá tradução simultânea em português e espanhol, é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
A programação será dividida em três mesas de debate. A abertura, às 14h, contará com a participação de Débora Maria da Silva (Movimento Independente Mães de Maio), Nivia do Carmo Raposo (Movimento de Mães e Familiares de Vítimas da Violência Letal do Estado e Desaparecidos Forçados), Rute Silva Santos (Movimento Mães da Periferia), Edna Carla Souza Cavalcante (Movimento Mães do Curió), além de Javier Amadeo (CAAF/Unifesp) e Angela Torresan (Universidade de Manchester).
Às 15h, a mesa “Democracia para quem – da reparação e não repetição” reunirá Yanilda González (Harvard Kennedy School), Alí Bantú Ashanti (Coletivo Justiça Racial e Pacto Histórico da Colômbia) e o deputado federal Orlando Silva (autor do Projeto de Lei n.º 2999/2022).
Na sequência, às 16h, a mesa “A luta por Justiça, Memória e Reparação na América Latina” dará voz a experiências regionais, com Emilse Rueda Marín (Colectivo Justicia por Natalia, Colômbia), Cristina Bautista Salvador (43 vítimas de Ayotzinapa, México), Lorenza Aillapan (Fentxen Mañum, Chile) e novamente Débora Maria da Silva (Mães de Maio). O encerramento será feito por Gabriel Sampaio, da Conectas Direitos Humanos.
O encontro é organizado pelo Movimento Independente Mães de Maio, Conectas Direitos Humanos, Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Unifesp (CAAF) e Universidade de Manchester/Centro Granada de Antropologia Visual, com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF).